Organize-se

BANHEIRO

Creme dental:
se você perdeu a tampa do tubo e não quer que ele resseque, coloque -o de boca para baixo dentro de um copo com um pouco de água.

Escovas: para que as cerdas recuperem sua dureza, mergulhe-as em uma mistura de água oxigenada e água (60 ml para cada litro).

Espelho: para evitar que ele embace na hora do banho, passe um pano molhado em álcool 90º antes de abrir a ducha. Outra opção é esfregar o espelho com sabão em pedra seco e depois limpar com um pano macio. Faça isso uma vez por semana.

Tapete de borracha: se ele endurecer, deixe-o de molho por 48 horas em uma solução de água com amoníaco.

Cortina de box: para tirar o mofo, utilize uma esponja com bicarbonato de sódio.

Utensílios de madeira: para evitar que conchas, colheres e tábuas de madeira escureçam, limpe-as com uma mistura de sal fino e suco de limão.

*Dicas extraídas do livro Botando a casa em ordem, de Max Sussol, Matrix Editora.
Fonte: Portal MdeMulher

  CLOSET/ARMÁRIO

Para conseguir funcionalidade, organização e beleza nessa missão rotineira de pendurar roupas, é preciso estar atenta às regrinhas de adequação.
Caso contrário, o closet ou o armário vai ficar sempre com aquela cara de bagunça, por mais que se tente deixar tudo arrumadinho.

Assim como, em cada ocasião usamos um tipo de roupa, para cada roupa, há um cabide apropriado. O mercado está cheio deles. De plástico, coloridos, cromados, de acrílico… Para todos os gostos e bolsos. O primeiro desafio é não fazer um samba do cabide doido no armário.

Uma dica para que isso não aconteça, é escolher todos os cabides do mesmo estilo, tamanho, cor e altura, com funções diferentes.

 

Os de madeira são os mais elegantes. Já os cromados (autênticos) otimizam o espaço e podem ser usados sem perigo de ferrugem. Em sites de venda globalizada é possível achar cromados com bom design (como este da foto).





Neste caso, porém, acrescente ombreiras removíveis para amenizar os vincos que costumam fazer nas roupas.

Depois, o importante é saber qual é o cabide certo para cada tipo de roupa.

Casacos, blasers e jaquetas:

Os anatômicos (gordinhos nas pontas) são ideais.





Ternos e tailleurs:

Os que têm haste para pendurar calça são os mais adequados para ternos. E para os tailleurs procure os que têm presilhas cromadas. Proteja os ganchos com bolinhas de feltro, daquelas que compramos para colocar nos pés das cadeiras para não arranhar o chão. Isso impedirá que as roupas fiquem marcadas.

Terno

Tailleur




Blusas e vestidos de alcinha:

Ficam bem acomodadas nos que têm fenda nas laterais.





Saias

Os de pressão de madeira são os melhores, pois não deixam marcas.



Se preferir os de presilhas, use sempre as cromadas e proteja os ganchos com bolhinas de feltro. Ao pendurar, estique a saia entre as presilhas.



Calças

Para não ocupar muito espaço, dependendo da altura do varão, uma dica é pendurar calças em cabides de saias. Isso também evita aquelas marcas indesejáveis. Caso prefira aqueles com hastes, pendure as calças com o gancho voltado para o fundo do armário.





Frente-única, corselet e tomara-que-caia:

Para não caírem, nem amassarem, pendure-os de cabeça para baixo em cabides de saias.

Vestidos, camisas e blusas:

Use os que não têm haste. Prefira os modelos com formato de boomerang.




Quando o tecido é fino/fluido, fica bem conservado e não escorrega em cabides com estrutura anti-derrapante nas laterais.

Fonte: Um Brinco

E MAIS:
Na correria da vida moderna , muitas vezes não temos tempo de escolher com antecedência o que queremos vestir para um determinado compromisso. A situação piora quando resolvemos usar  uma peça de roupa e ao retirá-la do armário constatamos que ela está amassada ou  com cheiro de guardado.

Para evitar tais aborrecimentos, faça uma avaliação criteriosa do seu guarda-roupa:
- As peças que você não usa há muito tempo e que já estão até empoeiradas, você deve passar para a frente!
- Depois separe as roupas por tipo: as do dia-a-dia e as usadas em ocasiões especiais.
- Após feita a seleção, organize por cor e por uso: as que você usa mais devem ficar mais a mão, as que usa menos, mais ao fundo.
Roupas de festa e peças delicadas com bordados ou tecidos muito finos  ficam melhor conservadas dentro de caixas colocadas na parte mais alta do armário. Se tiver espaço para pendurá-las, utilize cabides alcolchoados. Use capas com ventilação, de fácil visualização, para  proteger contra pó e traças.
- Sapatos devem ser acomodados em sapateiras. Se não for possível, coloque-os dentro de sacos de TNT, que permitem que as peças respirem. Tente não colocar um em cima do outro, para não deformá-los. Caso tenha espaço, guarde-os em caixa com visor para identificá-los.
- Bolsas devem ser guardadas também em sacos de TNT com visores para fácil identificação e podem ficar numa prateleira superior às roupas. Não esqueça de enchê-las com papel de seda para que não deformem.
- Lingeries e  meias devem ficar preferencialmente em gavetas. O uso de colméias ou divisórias ajuda bastante na organização. Biquinis e roupas de ginástica podem ficar dobrados em prateleiras ou gavetas e o acesso deve ser fácil e prático.
-Casacos, as blusas de malhashorts e bermudas devem ser dobrados e colocados em gavetas ou prateleiras.
-Camisascalças, vestidossaiasblazers casacos de alfaiataria devem ser pendurados em cabides adequados para que não marquem as peças ou deformem as mesmas.
-Acessórios devem ser colocados dentro de caixas ou gavetas separadas em nichos para colares, brincos, pulseiras. Os óculos podem ficar em uma prateleira.
-Caso você não tenha muito espaço, deixe apenas as roupas de uso da estação a mão e guarde as outras dentro de malas.
-Nunca guarde roupas sujas ou suadas pois podem ficar com manchas difíceis de remover ou até impossíveis de sair.

Via: Organização e Cia.

QUAL A DIFERENÇA?


                                       ARRUMAR         X         ORGANIZAR
      
                                        Bonito                               Funcional

                                        Agradável                          Prático

                                        Estético                             Lógico

                                        Subjetivo                           Racional

                                        Solução Impessoal             Solução Personalizada

                                        Instinto                              Metodologia

                                        Volúvel                              Permanente


Fonte: Blog Chega de Bagunça